lapela-noivo

Sabe aquela flor que é colocada no bolso do paletó do noivo no dia do casamento? O nome dela é lapela e poucas pessoas se preocupam com a escolha ideal. Mesmo sendo um pequeno detalhe, escolher a lapela ideal tem a mesma significância de saber decidir quais as flores que vão para o buquê da noiva.

Sendo assim, veja algumas dicas de como escolher a lapela do noivo de acordo com a sua cerimônia de casamento. Cada tipo de festa e cerimonial vai exigir uma flor diferente, então para não cometer nenhum erro, atente-se na hora de decidir a melhor.

lapela-do-noivo

Lapela do noivo

O tradicional cravo

Se você está na dúvida sobre qual flor escolher, aposte no cravo sempre. Esta é a mais tradicional de todas e vem sendo usada desde os primeiros tempos da moda.

O cravo simboliza o amor leal, sentimento que deve reinar em qualquer laço matrimonial e como a ocasião pede o maior número de vibrações positivas, nada como apostar nessa flor também para dar aquela forcinha à união.

cravo

Cravo

O uso do cravo como flor de lapela vem desde os primeiros anos dessa tradição. A regra antiga dizia que o noivo tinha que usar um cravo vermelho para simbolizar seu casamento e os padrinhos usariam um cravo branco. Essa tradição da cor se perdeu um pouco, mas a flor continua em alta.

Posso usar outra espécie?

A moda mais atual se faz a partir da ousadia. Claro que se você não gosta do cravo poderá optar por outra flor para a sua lapela. Alguns casais optam por fazer uma combinação entre a espécie do buquê da noiva, com a lapela do noivo. Rosas, jasmins, orquídeas e outras flores mais delicadas são usadas também nessa função.

outra-especie

 Outra espécie

combinacao-lapela-e-buque-da-noiva

combinação lapela e buquê da noiva

Na hora de escolher uma flor para sua lapela, dê preferência àquelas que são mais armadinhas, com folhas, caules e pétalas mais resistentes. A beleza das lapelas é ficar parecendo aquela flor intocável no paletó do noivo. Evite espécies que as pétalas caiam com facilidade e manchem a roupa. Contratempos não podem acontecer no seu casamento!

Observe as condições do tempo

Claro que você não tem como saber se vai fazer sol ou chuva no dia do seu casamento, mesmo escolhendo dentro de uma estação mais seca. Em contrapartida, se preocupar com as condições do tempo do dia e da cidade onde o casamento será realizado vai ajudar bastante na hora de escolher a espécie para a sua flor da lapela.

flor-da-lapela-de-acordo-com-o-tempo

Flor da lapela de acordo com o tempo

Você precisa pensar que, apesar de delicada, é preciso de uma flor resistente. Casamentos realizados em épocas muito quentes, locais de elevada temperatura ou de dia, por exemplo, vai pedir uma espécie com maior tempo de durabilidade.

Existem flores que após serem cortadas duram algumas poucas horas e você não vai querer terminar sua cerimônia com uma flor murcha no paletó.

Uma saída bem eficiente que os noivos estão encontrando nesse caso, é optar por lapelas artificiais. As flores de contas e pérolas estão entre as mais populares.

lapela-artificial

Lapela artificial

Trabalhe bem as cores

Assim como as cores das flores usadas na decoração, você precisa trabalhar bem as cores da sua lapela. Por exemplo, se o seu casamento acontece de dia, na praia, uma flor com aspecto mais tropical, colorida, cai muito melhor do que aquela mais clássica. Assim também será possível brincar bem mais com a criatividade e ousar no dia do casamento.

trabalhe-bem-as-cores

Trabalhe bem as cores

Já para aquelas festas clássicas, o branco na flor será o preferencial. Evite apenas em caso das flores usadas na decoração também serem dessa cor. Aliás, evite totalmente usar a mesma espécie da decoração e espécies semelhantes.

flor-branca-na-lapela

Flor branca na lapela

Imagens via Alan Malheiro Fotografias / Style Me Pretty / Blog Roberto Simões / Revista Casa e Jardim / Blog Realizando um Sonho / Noivas do Brasil / Planejando Meu Casamento

Matéria original: http://www.aslembrancinhasdecasamento.com/como-escolher-a-lapela-do-noivo/