Foto: Reprodução / Blog da Thássia

Foto: Reprodução / Blog da Thássia

Escolher um vestido para se usar em um casamento é sempre uma missão complicada. A dúvida surge e não se sabe se o vestido escolhido estará adequado para a cerimônia. E ainda hoje há festas nos lugares mais distintos e em horários que não ajudam em nada na hora da escolha.

As dúvidas são mais do que normais e toda mulher acaba passando por uma tremenda indecisão na hora de escolher o vestido que usará.

Mas, segundo a consultora de imagem e estilo, Juliana Burlamaqui, três itens devem ser levados em consideração na hora de optar por qual vestido usar: o horário, o local e o clima no dia do casamento.

“O vestido ideal é aquele que está adequado para aquela determinada festa, que esteja de acordo ainda com o estilo pessoal, idade e tipo físico da mulher”, complementa Juliana, afirmando que a mulher também não pode se esquecer de seus gostos pessoais e do que fica melhor para a sua idade e seu tipo físico.

Vestido para casamento de dia

 

Tornou-se muito comum realizar casamentos de dia, seja na hora do almoço ou no final da tarde e quando há a luz do sol envolvida, a dúvida fica ainda maior sobre qual vestido escolher. Será que é adequado usar brilhos? Ou vestidos de tonalidades escuras?

“Para casamentos de dia a convidada deve evitar brilho, cores muito escuras como preto, por exemplo, e longos muito justos”, é a opinião de Juliana. O longo é permitido desde que seja fluído, de tecidos leves em tons pastel, estampados ou coloridos. O importante é criar um visual leve e adequado para o dia.

O brilho não deve ser evitado nas aplicações como também na escolha do tecido. “Cuidado com alguns tecidos que, apesar de não terem brilho e nem bordados, a própria superfície já é brilhosa como o tafetá”, aconselha a consultora.

Evite também usar transparência em excesso e vestidos muito justos e sensuais, isso também não combina muito com um casamento de dia. Opte pela renda e pelos florais que, além de românticos, ficam perfeitos para essas ocasiões.

Vestido para casamento de noite

Casamento noturno é o evento ideal para você brilhar e colocar para jogo o seu mais lindo vestido. Aqui tudo é permitido. “Em um casamento noturno você pode ousar mais. Brilhos, longos estruturados, preto, joias mais sofisticadas”, revela Juliana.

O pretinho básico é sempre uma boa opção, mas não se esqueça de adicionar um charme a mais para sair do lugar comum e ficar ainda mais incrível. Invista em um sapato incrível, além daquele acessório que fará você brilhar.

Cores e estampas também são permitidos, desde que haja um algo mais para deixar sua produção mais incrementada. Decotes e transparências tiram o ar de menininha e acrescentam um toque de mulherão, que tem tudo a ver com casamento noturno. Claro que sempre respeitando os seus gostos e seu estilo.

Não há problema também de se usar longo, mesmo sendo convidada. Se você não quiser ficar exagerada, opte por longos sem brilhos, o que ajuda dar uma acentuada no luxo da vestimenta. Também é importante levar em consideração onde será o evento, já que mesmo alguns casamentos noturnos acontecem em lugares mais simples e, aí sim, o longo pode ser demais.

Vestido para madrinhas de casamento

Se você teve a honra de ser escolhida para ser madrinha de casamento, é a hora de você investir em um vestido deslumbrante para estar à altura do convite. Para sua escolha não ter erro, não se esqueça de levar em consideração o local e o horário da festa.

Perguntar a noiva sobre suas preferências é sempre uma boa opção e te ajudará na hora de escolher o vestido ideal. “Tudo vai depender da vontade da noiva. Geralmente é ela quem sugere”, salienta Juliana.

Se a noiva quiser que as madrinhas usem longo, é de bom tom usar um vestido desse comprimento. Também há noivas que fazem exigências em relação à cor do vestido que as madrinhas usarão, por isso é importante sempre questioná-la sobre suas preferências.

“O que não é indicado é o uso de preto e de vestidos que sejam próximos ao branco como, off White, marfim, cru”, orienta a consultora. Do restante, tudo está liberado. Pode usar brilhos, transparências, rendas e escolher o vestido que melhor combina com você.

Vestido para mães dos noivos

Ser mãe de um dos noivos é, assim como casar, um momento único e, assim, as dúvidas acabam por ser imensas e a escolha do vestido ideal uma missão quase impossível. No entanto, sempre há um vestido que lhe cairá bem e ficará perfeito para a ocasião.

Também é de bom tom as mães conhecerem as regras das madrinhas e seguirem essa linha ao escolherem o vestido. O vestido tem que ser deslumbrante, mas não mais do que o da noiva, já que o dia é dela e, por isso, o branco ou cores próximas dessa tonalidade também devem ser evitadas, como reforça Juliana.

“As mães das noivas devem evitar vestidos muito decotados e também a cor preta”, é outra orientação da consultora. “Rosa chá, burgandy, azul petróleo e bronze são ótimas opções de cores para as mães dos noivos”, sugere Juliana.

Vestidos com mangas também são ótimos porque podem esconder os braços que muitas vezes incomoda as mulheres mais maduras. A transparência também pode não ser uma boa opção. Em contra partida, o brilho deve ser usado, se a cerimônia permitir, para iluminar e dar um toque de elegância ao vestido desse dia tão especial.

Cabelo e maquiagem para convidadas de casamento

Foto: Thinstock

Foto: Thinstock

O cabelo e a maquiagem são tão importantes quanto a escolha do vestido. Um cabelo que adorne o rosto e complemente o vestido, ajuda a criar um visual harmônico e adequado. Já a maquiagem faz você reluzir e define os pontos mais fortes de seu rosto, além de realçar a sua beleza. Abaixo, algumas dicas para você arrasar na hora de escolher o seu penteado e a sua maquiagem:

Cabelos

Para você escolher o cabelo ideal é importante levar em consideração principalmente o modelo de seu vestido. Caso ele tenha muitos detalhes na parte superior, é melhor optar por penteados simples ou presos. Se o modelo tiver decote ou algum detalhe nas costas e você queira que apareça, duas opções ficam interessantes: o cabelo preso ou o cabelo jogado para o lado.

Se você tiver com vestidos mais simples, sem muitos detalhes, pode caprichar no penteado. Cachos, ondas, volume, tranças, meio preso, cabelo de diva, tudo vale. “O penteado quanto mais natural ele for mais elegante será. Cuidado com aqueles penteados muito elaborados que além de ficarem ‘over’ vão deixar você com uma aparência nada jovial”, garante Juliana.

A seguir, uma lista de matérias com os mais lindos penteados que você pode optar para usar em algum casamento:

Maquiagem

A escolha da maquiagem deve ser feita para combinar com a ocasião e também com todo o visual. Se a cerimônia for de dia, opte por maquiagens mais leves e sem muito brilhos. “A noite a maquiagem pode ser mais forte, com brilho. O olho preto funciona muito bem principalmente para as loiras”, é a orientação da consultora.

Capriche na hora de preparar a pele, faça um olho marcante e com cílios caprichados e escolha um batom fique perfeito com a sua tonalidade de pele. Dessa forma, não há como errar e você ficará linda sem muito esforço. Se você gosta de ousar, vale de tudo um pouco, desde que no final você se olhe no espelho e veja um visual que te deixe feliz.

Quer algumas dicas de maquiagem? Abaixo algumas matérias que vão te ajudar na hora de decidir que maquiagem fazer e como fazer:

Inspire-se nos mais lindos vestidos para casamento

Quer ter mais inspirações para escolher o seu vestido ideal para casamentos? Abaixo uma sequência de imagens com os vestidos mais lindos usados pelas blogueiras. Confira e se inspire:

Foto: Reprodução / Garotas Estúpidas

Foto: Reprodução / Garotas Estúpidas

Foto: Reprodução / Viva Luxury

Foto: Reprodução / Viva Luxury

blogueira-vestido-casamento-5

Foto: Reprodução / Karina in Fashionland

Foto: Reprodução / Blog da Thássia

Foto: Reprodução / Blog da Thássia

blogueira-vestido-casamento-9

Foto: Reprodução / Blog da Lalá e Maria Rudge

 

Foto: Reprodução / Chata de Galocha</a

Foto: Reprodução / Chata de Galocha

Foto: Reprodução / Blog da Paulinha

Foto: Reprodução / Blog da Paulinha

Foto: Reprodução / Do Jeito H

Foto: Reprodução / Do Jeito H

Foto: Reprodução / Magginíficas

Foto: Reprodução / Magginíficas

Foto: Reprodução / The Blend

Foto: Reprodução / The Blend

Foto: Reprodução / Das Guimarães

Foto: Reprodução / Das Guimarães

Foto: Reprodução / Blog da Lalá Noleto

Foto: Reprodução / Blog da Lalá Noleto

Foto: Reprodução / Anna Fasano

Foto: Reprodução / Anna Fasano

Foto: Reprodução / Super Vaidosa

Foto: Reprodução / Super Vaidosa

Foto: Reprodução / Blog da Mariah

Foto: Reprodução / Blog da Mariah

Foto: Reprodução / Mulherão

Foto: Reprodução / Mulherão

Foto: Reprodução / Sonhos de Crepom

Foto: Reprodução / Sonhos de Crepom

 

Créditos – Dicas de Mulher: http://www.dicasdemulher.com.br/vestidos-para-casamento/